8 de jul. de 2009

MOCHILÃO NA GLOBO, ÁS 21H00 - NÃO SOU NOVELA, MAS ACOMPANHE ESTES PENSAMENTOS

PARA SABER COMO ADQUIRIR O MEU LIVRO SOBRE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI
___________________________________

--------------------------------- Ai, ai, Seu Armando.....--------------------------------

Acompanhar novela é um barato. A gente fica pensando no que vai acontecer no dia seguinte, tem gente que gosta de ver tudo que vai acontecer na semana seguinte ANTES que tudo aconteça, tem o povo que odeia saber tudo antes e tem gente que narra a novela enquanto ela está acontecendo. Tipo adivinhando(minha mãe é uma delas). Parece até que escreveram a novela. É que acertam a maior parte das vezes. E aqueles que ficam na torcida em voz alta? Ah...novela é algo entretenedor. Distrai, leva a gente para um mundo da vida dos outros, muitas vezes nos mostra coisas em nossas vidas, em nossa economia, política, saúde pública, educação e mundo. Eu adorava assistir BETTY, A FEIA. Tirando a breguice dos trajes e o nariz plastificado tipo mesmo molde de todas as colombianas, fiquei com vontade de ir para Cartagena e me emocionei junto com Betty na primeira vez que ela viu o mar. Até a Tais Araújo, atriz brasileira que participará da nova novela das nove, VIVER A VIDA, participou de um capítulo de Betty.

A TV tem coisas boas pra apresentar até em novela, mas será que o povo que fica desejoso de fazer uma viagem para estes lugares que mostram, sabem que PODEM IR CONHECÊ-LOS DE FORMA BARATA? Imagino que alguns até curiam os preços em agências de viagem só para terem um treco e confirmarem o que já achavam que sabiam: "muito caro. O negócio é acompanhar pelas novelas de televisão."

Novelas são um bom início para despertar a curiosidade do povo. Jamais se contente apenas com o que elas mostram. Vão pesquisar. Saber mais. Alguém aqui ficou com vontade de ir ao MARROCOS depois da novela O CLONE? Vocês iam saber até algumas palavras básicas e alguns constumes locais. Olha só como a novela ensina. Visitar o mercado de tecidos em FEZ, cometer vários "harams" comendo demais e na compra de tecidos em excesso....Visitariam o Deserto do Saara durante a Lua cheia, ouviriam os músicos populares no mercado em Marrakech, tomariam o delicioso suco laranja de lá e apreciariam os diversos estilos e cores de "burca" que as mulheres usam. Sabem que na exoticidade das mulheres que não se vê, elas são muito bonitas? E os homens de mãos dadas? Ah, eles não são homossexuais, não. São parceiros em negócios, ou grandes amigos. Isso tudo você aprende além das novelas, tanto pesquisando como indo até o lugar para "vivenciar".
Teve aquela novela com a Malu Mader, na Irlanda, ETERNA MAGIA. Não acompanhei a novela, mas vi algumas cenas da Irlanda e gostei muito. Passei uns 8 dias dando a volta pela Irlanda em 2000, sozinha. É um país maravilhoso, com belezas naturais impressionantes e um povo simpaticíssimo. Interessante que o lugar que menos me apeteceu foi Dublin. Visitei, Belfast, Portrush, Londonderry, Giant's causeway, Ballygally, Galway, Aran Islands - Innish Mor, Cork, Waterford e Dublin.

Eu, em San Francisco, Califórnia. Ao fundo, Marin County
AMERICA - Eita Barretos, Festa do Peão e Boiadeiro, Tiao no touro Bandido, Sol no deserto do México. "Tchau, sertanejo!" "Hello, Country music". Igual aquela bomba do Halloween que todo mundo no Brasil festeja há mais de uma década. Se fosse algo só para as escolinhas de inglês, mas não! O brasileiro é sincretista, sinergista, "sinner"(pecador). Pra aprender coisa de outro lugar é ótimo. Sua própria cultura é misturada, mas parece que tudo que vem de fora é mais legal. Sou a favor de apreciar o que é bom, mas trocar, esquecer, não saber coisas de sua própria cultura é que é absurdo. E sempre fomos rendidos aos EUA, tanto na língua como na economia. Língua é cultura. Se duvidar aqui se fala melhor inglês do que o próprio português. Só pra lembrar temos em outubro os "festejos do Dia do Saci", um verdadeiro combate cultural ao Dia das Bruxas.
Outra coisa que me deixa fula é quando chamam os ESTADUNIDENSES de AMERICANOS. Todos os moradores das Américas são Americanos. Desculpem. Apenas acho que palavras tem força e devem ser prudentemente usadas. "Ah, mas é comum chamar americanos de americanos. Tem coisas que devem mudar para o bem das nações. Nem todos os países chamam os estadunidenses de "americanos". E ainda tem a confusão porque muitas vezes pode estar se falando dos canadenses, mexicanos, cubanos, sei lá. Ah, eu sou meio rebelde.
Só para constar, um dos lugares onde moraria, se tivesse que sair do Brasil, seria San Francisco, na California. Os EUA são um país lindo. Mas acho q vai ser Dubai mesmo....
CAMINHO DAS ÍNDIAS. Um outro lugar onde você certamente se viraria bem. Os indianos são muito simpáticos, com suas cabecinhas sempre balançando para um lado e outro. A vestimenta é típica, o trânsito é dos infernos, os temperos das deliciosas comidas são os que trouxemos para cá. Lembram-se na escola? Especiarias do Oriente? Pois é! Só que o país não é aquela coisa só linda, não. Em Mumbai(Bombaim), você tem o Distrito Vermelho, onde a prostituição por "passe de busão é constante, muita gente com SIDA(AIDS), drogada, com fome, pobreza, sujeira. Imagine a vacaiada se desfazendo pelas ruas? E agora vocês viram que vão fazer suco de urina do gado por lá? O pessoal já toma, mas agora, pelo que vi, vai ser comercializado em grande escala! É cultural. Bollywood, a festa das cores... E você sabia que em GOA, pequena parte da população fala PORTUGUÊS?Uns 5%, mas fala. Olha que beleza! Os portugueses botaram o pézinho em tanto lugar, gente! E ainda queremos taxá-los de burros. No MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, em São Paulo, desvendamos todos os locais onde houve, ou ainda há domínio ou assentamento de portugueses.


CARAS E BOCAS. África do Sul. Copa do mundo chegando. Safáris. Animais em seu habitat natural e muita história triste em Sun City. Houve um tempo em que o Rock, que une os times "não tocaria em Sun City". Muitos de vocês não sabem disso. Pesquise pela música I Aint gonna play Sun City. Apartheid, 46661, Nelson Mandela....


VIVER A VIDA. Olha a Thaís Araújo na novela de novo, gente! Lembrei dela lá em São Luis do Maranhão Também. Esta tá contente. Bem, este lugar da foto tornou-se pop após ter aparecido no filme de Spielberg Indiana Jones e a Última Cruzada!!!! Cruzada Religiosa. Muita matança pela fé. Eita! Tudo tem história no meio. Tudo tem que ser pesquisado. Jordânia. Muros.....
História é uma matéria muito importante na estrutura das pessoas. A começar pela história de nossas vidas, família, pais. Quem não tem história não sabe de onde veio, tem dificuldades para saber para onde vai. Tem menos informações sobre seu código genético. São alicerces para a vida as histórias que nos rodeiam. É importante cada um ter a sua. Essa história de que quem vive do passado é museu é a "pior viagem". A não ser que sua história tenha que ser reescrita pra você ficar melhor na fita.

Então....ô, da poltrona: Vamos levantar o pôpô daí, pesquisar itinerários, preparar seu mochilão para além dos zaps canalísticos e vamos visualizar "in loco" todas essas maravilhas? Acompanhe os posts iniciais que eu falo um bocado de como você pode estar nestes lugares por muito menos do que você imagina.

Eu quero o melhor para você, para mim, para o mundo, mas preciso que cada um de nós faça sua parte. Vai dinheiro aí? Vai. Mas é um dinheiro que vai sem arrependimento. Só lucro para a vida de todos.

Aguardo vocês como figurantes pelo mundo, com suas mochilas, mapas, guias, barracas, sacos de dormir em algum lugar, por aí, fazendo parte da história novelísticas deste mundo que ainda é maravilhoso.


V for Verônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário