25 de mar. de 2009

PARA ENXERGAR AO CAMINHAR - CAMINHO DO SOL

PARA SABER COMO ADQUIRIR MEU LIVRO DE VIAGEM ECONÔMICA - MOCHILÃO - CLIQUE AQUI
__________________________________


O CAMINHO DO SOL é um dos diversos incentivadores para aspirantes a fazer trilhas, do estado de São Paulo.

São uns 250 km de percurso de Santana de Parnaíba até Águas de São Pedro, identificados com placas do Caminho do Sol ( porque você segue sem guia) e com estalagens para o repouso do peregrino.

O Caminho do Sol é um preparatório para quem for se aventurar por Santiago de Compostela (peregrinação), que é um caminho esperitualizado, energizado, onde pode-se ter inspirações, élans, insights de transformação, de evolução. Sou uma pessoa extremamente sensível a energias e diria que me senti racional e sensibilizada com o caminho. Estou falando do caminho mesmo; da paisagem, da trilha, dos lugares onde me hospedei em companhia de mais 4 peregrinos.

As pessoas serão sempre excepcionais em qualquer caminhar que se faça. Nesta trilha são atenciosas, curiosas, generosas e gentis com nossos corpos cansados. Respeitam o peregrino como uma divindade, alguém de certa forma iluminado e ousado. Muitas vezes se intimidam em falar conosco.
Caminhar produz endorfina, que nos deixa mais felizes. Somos pura química e andar é produtor de bom humor, resultando em SAÚDE. Se você está em busca de felicidade, caminhar é um dos meios. E se entrar em um projeto como este for um incentivo para você se mexer, é fazer sua inscrição e ir adiante. Você também pode fazer o percurso de BICICLETA. Inclusive, meu certificado do caminho é de ciclista, apesar de ter feito a caminhada de pés. Era para eu ter trocado, mas agora já foi. Faz de conta que fiz de bike. hihi
O percurso do Caminho do Sol passa por estradas, fazendas centenárias, plantações de uva, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações de cana, plantações.......O caminho abriu meus olhos para o CADÊ A MATA NATIVA DE SÃO PAULO??? Só tem pé de cana. E plantação de soja também!!! E criação de gado!!!

Fiz o Caminho há uns quatro anos e espero que os novos peregrinos tenham boas notícias para mim, como crescimento da mata nativa. A maioria das paisagens era cruel (canaviais intermináveis) e sol de fazer carne seca em uma única tarde. Uma visão deprimente do capitalismo desmedido. Da ganância.

Fazer uma peregrinação destas, para mim, foi além do pensar em como solucionar questões e problemas existenciais. Como minha amiga Isabella, que foi comigo neste caminho disse, "não resolvo problemas andando; enfrento-os logo". O que enxerguei foi o desmatamento, o mau uso do solo, a feiúra que o homem deixa na natureza quando coloca nela suas rudes mãos, dizendo que é pra sua sobrevivência. Estou falando de beleza, saúde, vida. Nada de aquecimento global. Ainda acredito que apesar do homem contribuir para este caso, o mundo está mudando porque seria assim mesmo. Um dia, os dinossauros; o outro, nós. Mas ainda vamos penar um bocado antes de desaparecermos porque segundo minha compreensão somos seres pensantes e sabemos que vamos nos dar mal e poderemos apenas retardar o fim. Ele virá e já é cruel.

Faça a Caminhada e enxergue além do que pode beneficiar apenas VOCÊ. Tenha a visão do todo e aja melhor com o mundo. Ah, este é um preparativo legal para mochilão. Concentração, visão de mundo, andar com mochila nas costas por horas....quem sabe você se inspira a ir para a Espanha e dali para outras partes do mundo?

Aproveito para mandar um olá para o "Seu SUAVE" que me ofereceu carona no meio do canavial quando minha botina estava arrebentando meu calcanhar e eu acabei cochilando em uma pedra, enquanto meus amigos peregrinos estavam loooonge que nem se via mais de tanta cana alta pelo caminho. Aos amigos que ficaram e com quem ainda me comunico de vez em quando por e-mail: Andréa(Cotia), Maria(Espanha) e o marido (Manauara), que, claro, esqueci o nome agora. Tatinha é amiga de infância, então não vale. Seu Egídio Mauro que pescou batendo no barco, lá em Piracicaba... Agradeço a gentileza de todos por terem permitido que entrássemos em seus lares e fizéssemos parte de seus caminhos.

Boas léguas pela frente e sempre contestando pela preservação um pouco mais prolongada deste mundo que ainda é nosso.

V for Verônica

Ah, tem outros caminhos pelo Brasil e pelo mundo, como o Caminho Real, Caminho das Missões, Caminho da Fé, Caminho de Fátima (Portugal), peregrinação para MECCA, na Arábia Saudita...

Um comentário:

  1. olá, já fiz o caminho de compostla e gostaria de saber a melhor epoca para o caminho do sol e quno tempo de caminhada e a meida diaria... voce tem essas informações.
    Meu email é niloSF@gmail.com
    Muito obrigado.
    Nilo Ferrari

    ResponderExcluir